23 de novembro de 2014

Construção da Tabela Periódica  na Escola Estadual Almirante Barroso.



             Alunos da Escola Estadual Almirante Barroso tiveram a oportunidade, na manhã da sexta, 14 de novembro, de exercer a habilidade criativa através da criação de diferentes trabalhos e experimentos envolvendo as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, durante a Feira de Ciências. Participaram do evento os alunos do Ensino Fundamental e Médio, que juntamente com os professores se empenharam na organização e produção dos trabalhos. Nesta ocasião, os pais dos estudantes puderam conhecer e prestigiar o trabalho elaborado por seus filhos durante os últimos meses (Figuras 1 a 4).
Figura 1                                                Figura 2

Figura 3                                         Figura 4

Figura 1 - 4 Alguns trabalhos realizados na Feira de Ciência.


Dos vários trabalhos apresentados pelos discentes, podemos destacar a Construção da Tabela Periódica, que contou com a parceria dos bolsistas do PIBID Química da UFJF que atua na escola.

A Tabela foi construída com caixas de leites pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio (turmas 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD), sendo estas revestidas com papel de diferentes cores, conforme sua classificação dos elementos em metais, não metais, gases nobres e hidrogênio. Após a preparação das caixas, os estudantes usaram a criatividade para anexar a cada uma delas, algo que representasse o elemento químico e que pode ser encontrado no cotidiano. 


O projeto teve como um de seus objetivos construir o conhecimento sobre a tabela periódica e seus elementos químicos, através da participação ativa dos estudantes. O fato que despertou mais interesse foi a possibilidade elaborar um material didático para compor o laboratório de Ciências, com material que iria para o lixo, o que resultou em menos descarte, ajudando na preservação do meio ambiente. Esperamos que o resultado deste projeto contribua para o enriquecimento de conhecimentos químicos de todos os alunos da escola.

Guilherme Henrique da Silva

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.