28 de julho de 2014

Porque sentimos o sabor dos alimentos?

Olá!
Você já parou para pensar como funciona o nosso paladar? Como podemos identificar o sabor do chocolate? E aquela torta salgada?

 O órgão responsável pelo paladar é a língua. Na parte de cima da língua, existem pequenas elevações, que podem ser vistas ao espelho, chamadas de papilas gustativas ou papilas linguais.
As papilas gustativas de nossa língua têm a resposta, elas foram intituladas de quimiorreceptoras, ou seja, as responsáveis por detectar a presença de substâncias químicas em nossa boca. Elas captam os quatro sabores primários, ou as quatro sensações gustatórias: doce, salgado, azedo ou ácido e amargo. Das combinações das quatro sensações gustatórias, surgem centenas de outros sabores.
As papilas linguais só captam o sabor de alimentos em estado líquido. A saliva é constituída principalmente de enzimas, minerais e aminoácidos. Por esse motivo, a saliva tem um papel importante em relação aos alimentos sólidos, pois a ela cabe dissolver os alimentos de modo que as papilas linguais captem os sabores.


Existem substâncias que não provocam reação alguma nas papilas linguais são chamadas de insípidas. É o caso da água, por exemplo.
Além disso, muitas vezes confundimos gostos e cheiros, isso porque as sensações olfativas e gustativas trabalham em parceria. Quando sentimos o cheiro de algum alimento que apreciamos, por exemplo, liberamos saliva como se estivéssemos degustando tal alimento.
Já percebeu que quando estamos resfriados a comida parece não ter gosto? Na verdade, o que não sentimos são os odores que os alimentos liberam assim que os colocamos na boca.
As papilas gustativas estão presentes em todo o comprimento da língua, desde a ponta até a parte mais interna, veja abaixo como elas se distribuem: 

A ilustração demonstra quais regiões da língua são responsáveis pela percepção dos diferentes sabores.

E agora deu vontade de saborear algum doce ou salgado?




Extraído do site Mundo Educação, em curiosidades químicas.

Por: Flávia Ribas de Brito

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.