6 de maio de 2014


Olá Pessoal,


O post de hoje vem como um alerta aos jovens e um incremento ao nosso acervo informativo. A motivação deste post se deu em março de 2014, no período de carnaval, quando assistia a um telejornal local, onde a chamada anunciava uma trágica notícia, a qual dizia: “Folião morre após inalar gás de buzina durante Carnaval no interior de MG”.



Ingenuamente, podemos pensar que mal uma buzina usada para alegrar os foliões durante o carnaval e festas diversas, poderia causar? Mas, bem se sabe, a mente humana é muito audaz, talvez na busca por intensa diversão, jovens fazem uso indiscriminado de substâncias potencialmente maléficas a saúde, sem medir as consequências.
Sendo assim, me senti no dever de alertar e informar: No interior do frasco conhecido como “buzina” é encontrado gás propano misturado com metano.

Estrutura e fórmula molecular do metano
O metano é um gás incolor, inflamável, não tóxico, é usado como matéria prima para fabricar: dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno. Recentemente, o gás natural, que tem como principal componente o Metano (Cerca de 90%), vem sendo utilizado no Brasil como combustível alternativo em ônibus, caminhões e outros veículos de transporte.













 Automóveis sendo abastecidos com GNV (Gás natural veicular)


Estrutura e fórmula molecular do propano
O propano é um hidrocarboneto que nas condições ambientes é um gás incolor, inflamável, não tóxico e com odor característico de gás natural. Misturado com butano é à base do GLP – gás liquefeito de petróleo, também conhecido como gás de cozinha, que possui uma vasta aplicação tanto doméstica como na indústria. Em seu estado puro, o propano tem sido largamente utilizado como: refrigerante químico; na refinação de petróleo; em operações de processamento de gases e como solvente seletivo para remover componentes de asfalto das frações de óleo cru com pontos de ebulição mais altos.

GLP- Gás de cozinha
Refinaria de petróleo










Segundo o professor da Faculdade de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Fernando Cappa: “Quando ingerido em pequenas quantidades, o gás provoca uma euforia e pode gerar danos, já que ataca diretamente o sistema nervoso central. Quando inalado em quantidade muito grande, pode provocar alucinações e, inclusive, parada cardíaca. Já o segundo efeito, que é bastante nocivo, é o fato de que esses gases, por estarem na lata, estão na forma liquefeita e em baixíssima temperatura. Com isso, quando eles saem do recipiente estão em uma temperatura média de 20º C negativos. Então, se esse gás entrar em contato rápido com tecido biológico, no caso a boca, garganta e vias respiratórias, ele pode provocar o congelamento desses tecidos, causando danos graves à pessoa que ingeriu”.
Então pessoal, fico por aqui, crendo que informei e  alertei-os sobre os perigos de se ingerir substâncias potencialmente nocivas à saúde. Lembrando que para se divertir, basta bons amigos que a festa é garantida!!!! 
Por 
Priscilla L. Cerqueira




Referências:
http://g1globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/03/jovem-morre-apos-inalar-gas-de-buzina-em-antonio-carlos-diz-pm.html
http:www.otempo.com.br/cidade/foli%C3%A3o-morre-ap%C#%B3s-inalar-g%C3%A1s-de-buzina-de-carnaval-no-interior-de-mg-1.798942
http://veja.abril.com.br/agencias/ae/ciencia-saude/detail/2009-06-29-442459.shtml
http://www.antidrogas.com.br/mostranoticia.php?c=3821&msg=Buzina%20de%20brinquedo%20a%droga%20deste%20carnaval
http://www.baston.com.br/fispq/axe/FISPQ0071.pdf
http://www.gamagases.com.br/propriedades_propano.htm
http://www.gamagases.com.br/propriedades_metano.htm





Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Muito boa a postagem! Me remete a diferença entre um remédio e um veneno... Uma buzina usada para diversão sendo utilizada inadequadamente causando uma fatalidade.

    ResponderExcluir

Este blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.