Quem não se apaixonou por um livro a ponto de querer guarda-los por gerações? Poder reler aquele livro, várias e várias vezes durante a vida? Ou mesmo, sonhou em ter uma estante enorme cheia de livros? Seria lindo, não é mesmo?
Porém, infelizmente, os livros se deterioram, amarelam e suas páginas ficam tão frágeis que chegam a quebrar, criando fungos e bactérias. Mas como isso pode ser evitado de forma eficaz e sem muito custo?Primeiramente, vamos entender o que ocorre:
O papel vem da madeira, que é composta por moléculas de hidratos de carbono, ou melhor dizendo: celulose e lignina.
Figura 2: Estrutura química dos componentes da madeira: a) Celulose, b) Lignina.
A lignina esta relacionada à dureza da madeira. Quanto mais se tem desta molécula, mais resistente é a madeira. No entanto, no caso do papel a lignina gera obstáculos. Com o passar dos anos, por estar em contato com a luz, a lignina se decompõe formando ácidos fenólicos, que são de cor amarela. Ao serem formados, reagem com a celulose, fazendo com que o papel se torne amarelado e quebradiço.
Um novo tipo de papel...
À anos atrás, esse ácido formado a partir da lignina, foi descoberto como causador desse amarelamento nos livros. Com isso, antes de ser transformada em papel, os fabricantes, tiram a lignina da polpa da madeira, a partir de outras reações químicas adicionais. Uma das principais reações, é a de transformar o papel em alcalino, pela adição de bicarbonato de cálcio, com essa reação, se qualquer lignina for deixada no papel, quando se formarem ácidos, o bicarbonato de cálcio reagirá e "neutralizará" a lignina.
Esse tipo de papel, tem um nome até que interessante e direto: "Acid-Free Paper".
A notícia ruim, é que todo esse processo gera gastos, o que torna Acid-Free Paper caro. Ou seja jornais, bilhetes, cadernos, e objetos simples, ficariam com alto custo. Em nosso país, este papel não é utilizado, exatamente pelo seu preço elevado.
Então, como posso cuidar dos livros?
Quando gostamos de um livro, criamos até um certo afeto por ele, não é mesmo? Mas, se você, como eu, tem alergias, ou problemas, ao manusear livros antigos, eu tenho uma dica pra você! Já pensou em guarda-los dentro de plásticos?
Além de cuidados essenciais, que todo amante de livro já sabe, como:
- Não guarda-los ou deixa-los perto de coisas que possam manchar as páginas, como canetas, tintas, líquidos, comida, etc.;
- Não guarda-los dentro da bolsa, de qualquer maneira: você pode enrola-lo em um pano, para que não amassem, criem orelhas ou rasguem;
- Não manuseá-los com as mãos sujas: lave-as antes, assim você cuida para que óleos, que a pele produz naturalmente, não manchem as páginas e envelheçam o livro;
- Não usar as "orelhas/línguas" dos livros: use um "marca páginas", você pode criar o seu, ou levar de brinde das próprias lojas de livros. Assim, você evita que as capas fiquem amassadas, que deforme o livro todo, ou que o impeça de fechar normalmente.
Mantendo seus livros longe da luz e dos fatores citado acima, é uma maneira simples para mante-los preservados por muito mais tempo. E colocando-os em plásticos, você os mantém isolados do contato com o ar.
A umidade também é um fator determinante, normalmente 4 a 7% da massa de um papel se deve à água. O sal de sulfato de alumínio ( Al2(SO4)3 ), presente na composição da maioria dos papeis, reage com essa água e deixa o meio ácido. Que, como você ja sabe, essa acidez é que favorece para o amarelamento dos papéis.
Outro motivo, para armazenar seus livros em plásticos, é que, evitando o contato com a umidade, você evita a proliferação de fungos que dependem ou se desenvolvem melhor com a umidade.
Essa é uma dica de como cuidar de seus livros.
Você já conhecia essa dica? Como você cuida deles? Se você tiver alguma outra dica, compartilhe com a gente! Também amamos nossos livros e queremos sempre mante-los perfeitos, como quando os lemos pela primeira vez.
Lembre-se: o livro é um grande companheiro, não deixe de cuidar dele. E leia sempre! Existem muitos "outros mundos" pra você conhecer!
Por: Mônika Marja
Referências:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422013000100021&lng=p&nrm=iso&tlng=p
http://cuzcuzliterario.com.br/livros/10-dicas-lindas-de-como-cuidar-dos-seus-livros/
Figura 1: Encontrada no site: http://mulherplus.blogspot.com.br/2013/09/sites-com-centenas-de-livros-de.html
Figura 2: Encontrada no artigo Revisão dos tratamentos químicos da fibra natural para mistura com poliolefinas de Sandra Regina Albinante; Élen Beatriz Acordi Vasques Pacheco; Leila Lea Yuan Visconte
Figura 3: Encontrada no site: http://www.aleitora.com.br/2011/08/vicio-wallpapers-para-bookaholics/
acho Digno!
ResponderExcluir