9 de dezembro de 2013

PISCINAS


        Verão chegando, quem não gosta de tomar um banho de piscina? Mas é preciso ter atenção de que quando mal cuidada, esta pode transmitir diversas doenças que tem como origem fungos, bactérias e vírus. A boa qualidade das piscinas está  relacionada a vários processos químicos que garantem uma boa limpeza.

       Para que uma piscina esteja bem cuidada, o uso de desinfetantes é indispensável. Os compostos mais comuns usados no processo de purificação da piscina são os compostos do elemento cloro, como o hipoclorito de cálcio, estes, quando em contato com a água, formam substâncias que atacam os microrganismos patogênicos. Esse processo não exige muita quantidade desses produtos, é preciso apenas quatro partes por milhão. O problema é que as substâncias produzidas reagem com a luz, óleos, loções, cosméticos e até com a transpiração dos banhistas, dificultando assim, a conservação do nível adequado de desinfetante na piscina.

          Uma curiosidade é que a irritação que muitos sentem nos olhos e na pele é relacionada também ao nível de desinfetantes estar inferior, pois ocorre a produção de substâncias nocivas chamadas cloraminas. Estas são responsáveis por aquele cheirinho desagradável, que é conhecido como “cheiro de cloro” o que aponta que a piscina não está em boas condições sanitárias.

          Um outro ponto a se ficar atento relacionado às piscinas é o nível do pH que é o potencial de hidrogênio, uma escala que indica se o meio está básico, neutro ou ácido, para medir o pH das piscinas são usadas fitas de teste. É indicado que as piscinas tenham um valor de 7,2 e 7,6. Caso o valor esteja muito baixo, o meio vai estar ácido, ocorre a corrosão e o desconforto para os banhistas, devido a irritações aos olhos. E se o valor do pH estiver alto, o meio vai estar básico, além da irritação aos olhos, ocorre também o aspecto turvo na água. Mas esses dois casos prejudica a ação dos desinfetantes na água.
           
       Agora que você já conhece alguns processos relacionados ao cuidado das piscinas, deixe seu comentário sobre as informações a cima e aproveite o verão com um bom mergulho em uma piscina bem cuidada.


Jéssica C. Penha



Referências
http://www.direcionalcondominios.com.br/piscinas/tratamento-quimico-da-agua
http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-das-piscinas
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Sempre achei que aquele cheirinho de cloro nas piscinas indicava um tratamento adequado... Muito bom saber que não é bem assim

    ResponderExcluir

Este blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.