A química no Vaticano.
Entenda um pouco mais sobre a química presente na fumaça que indica a escolha do papa.
O anúncio de que foi escolhido um novo papa é feito pela fumaça branca que sai da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. Entretanto, a confusão é comum porque a fumaça quase sempre sai cinza - principalmente nos primeiros instantes, como ocorreu na quarta-feira (13) de março.
A química para deixar a fumaça branca ou preta é simples: quanto mais oxigênio, mais branca ela é, porque na combustão completa não sobram partículas. Para facilitar o processo e deixar a fumaça "mais branca", o Vaticano está usando, desde o último conclave em 2005, um composto de clorato de potássio altamente inflamável.
"O clorato de potássio inflama com facilidade e produz belas partículas ao queimar. A adição de corantes é feita para gerar cores. Então, o clorato de potássio queima e gera partículas brancas. Ele deve ser utilizado com extremo cuidado pois é explosivo", explica André Pimentel, coordenador do curso de química da PUC-Rio.
Pimentel explica que, como regra, uma queima bem oxigenada gera fumaça branca, e mal oxigenada gera cinza ou preta. Uma proporção maior de hexacloretano produz fumaça cinza. O acréscimo de resina de poliéster transforma-a em cinza escuro. Já o arsênico queima produzindo fumaça amarela. Uma nuvem de fumaça vermelha de óxido de ferro é obtida com oxigênio sobre ferro derretido.
Reinaldo Camino Bazito, professor do Instituto de Química de USP (Universidade de São Paulo), diz que nos fogos de artifício, aproveita-se uma explosão de pólvora pra colocar íons metálicos que vão colorir a chama, o sódio faz a cor laranja, por exemplo.
As fumaças brancas, teoricamente, são as mais fáceis de produzir, mas elas dependem do ambiente para completar o efeito, exigindo teores adequados de umidade , temperatura etc. "A gente enxerga a fumaça branca por causa da luz, que é espalhada – a luz incide e "espalha", criando a cor visível. A água não absorve a radiação solar, são os compostos que absorvem certos raios correspondentes às cores, e você enxerga o que sobrou, a cor complementar", afirma Bazito.
Se falta oxigênio durante a queima, é produzido monóxido de carbono e não dióxido de carbono, porque faltou oxigênio na fórmula, e vemos a fumaça mais escura.