Educação Ambiental: Abordando temas químicos a partir de um caso simulado.
Patrícia Lopes de Oliveira (IC)*, Danielle Lobo Justo Pinheiro (IC), Vinícius da Silva Carvalho (IC),
Ivoni de Freitas Reis (PQ).
Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Química, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Ivoni de Freitas Reis (PQ).
Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Química, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Introdução:
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Jurí-Debate Químico. |
A proposta é a tentativa de trabalhar a química no ensino médio, sem uma influência totalmente positivista, ou seja, sem um aluno totalmente passivo e sem um professor transmissor de conhecimentos.
Os temas químicos sociais desempenham papel fundamental no ensino dessa ciência, pois propiciam à contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno, além de permitir o desenvolvimento das habilidades básicas relativas à cidadania, como a participação e a capacidade de tomada de decisão, pois trazem para a sala de aula discussões de aspectos sociais relevantes, que exigem dos alunos posicionamento crítico para a uma solução (Santos & Schnetzler, 2003).
O método Estudo de Casos é uma proposta aprimorada do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), iniciado na Escola de Medicina da Universidade de McMaster em Ontário (Herreid, 2003, p. 364-6). Esta metodologia é caracterizada por histórias, nas quais pessoas enfrentam dilemas reais – ou hipotéticos - e precisam tomar decisões para solucionar o problema (Sá, 2006, p.1-3). Segundo Millar e Osborne (1998) o ensino de ciências deve: “tornar o estudante apto a aprender e praticar suas habilidades de localizar e interpretar informações, avaliar evidências e construir argumentos por ele próprio, apresentar suas idéias de forma escrita e oral e defender suas conclusões.” (Millar & Osborne, 1998, p. 23). Muitos alunos chegam ao Ensino Superior apresentando dificuldades em argumentar sobre diversos assuntos, porém estas habilidades são fundamentais para a formação de profissionais. Diante desse contexto, o método Estudo de Caso foi aplicado para possibilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos.
Resultados e discussão:
Aplicado em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de Juiz de Fora - MG, foram observados os seguintes procedimentos:
1. Inicialmente, os alunos responderam individualmente a um questionário subjetivo, elaborado pelo grupo, que visava avaliar o conhecimento prévio da turma sobre água potável, soluções aquosas e metais pesados.
2. Em seguida, foram abordados conceitos sobre concentração de soluções, distribuição de água na Terra, classificação da mesma quanto aos níveis de potabilidade.
3. A leitura e debate de uma reportagem fictícia, a qual simulava uma questão ambiental que envolvia uma pequena cidade, onde uma engarrafadora de água e uma metalúrgica estavam sendo acusadas devido ao aparecimento de casos de contaminação por chumbo. Os alunos deveriam determinar o verdadeiro “culpado” desta história. Para isto, foram divididos em grupos, sendo que cada grupo deveria buscar argumentos baseados em conceitos químicos, para apresentá-los em um debate com pergunta, réplica e tréplica, na presença de uma banca julgadora. Foi dado aos alunos um período de duas semanas para a referida pesquisa e preparação da defesa, realizando-se um encontro a fim de verificar o andamento do projeto.
4. Após o debate, um novo questionário foi aplicado – também de modo individual e subjetivo – porém
mantendo as mesmas questões conceituais. A análise dos resultados relacionados aos questionários foi qualitativa, visto que o objetivo principal era verificar a mudança conceitual dos alunos. Para a pergunta, Qual é a diferença entre água doce e salgada, a resposta de um aluno no pré-teste foi: Uma tem sal e a outra não. Após o desenvolvimento do trabalho, o mesmo aluno respondeu o seguinte: A água salgada tem maior
concentração de sal. Neste exemplo, como em outros não mencionados aqui, foi possível notar a mudança conceitual.
Conclusão:
Trabalhar temas químicos de cunho social no ensino médio é fundamental, visto que auxilia o aluno a definir um posicionamento crítico perante a um problema e a perceber a importância do conhecimento de conceitos químicos no exercício da cidadania. O uso do método de Estudo de Casos pareceu-nos valoroso aliado no desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita. Além de estimular a pesquisa, a investigação e a capacidade de argumentar na busca de solucionar problemas.
* O projeto foi reaplicado no Pibid Química UFJF, foi readaptado e em breve teremos novos resultados e discussões. Não percam e aguardem!
Referências:
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química.
3. Ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
HERREID, C.F. The Death of problem-based learning? Journal of
College Science Teaching, v. 32, n. 6, p. 364-366, 2003.
MILLAR, R., & OSBORNE, J. Beyond 2000: Science education for the
future. London: King’s College London, 1998.
* O projeto foi reaplicado no Pibid Química UFJF, foi readaptado e em breve teremos novos resultados e discussões. Não percam e aguardem!
Postado por Vinícius Carvalho.